UOL Estilo UOL Estilo





BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Mulher, de 56 a 65 anos, Portuguese

Quem é Rosely Sayão

e-mail
Dúvida
Neste blog Na Web

 Visitas  
 

Filmes e Livros

"Entre o passado e o futuro"

Há muita memória da vida guardada com os velhos. Paradoxalmente, a memória se perde com o avançar da idade e na presença de algumas doenças, como o mal de Alzheimer. Como uma criança pode entender o que é a memória e aprender a se relacionar com os velhos ou com um familiar que é acometido por Alzheimer?

Quem tem filhos em férias que não irão viajar pode oferecer a eles a possibilidade de um outro tipo de viagem: a que a literatura possibilita. "Para Não Esquecer", de Hervé Jaouen, indicado para os maiores de 12 anos, e "Guilherme Augusto Araújo Fernandes", de Mem Fox, indicado inclusive para os menores, são livros que tratam com delicadeza e sensibilidade desse tema. 

Para Não Esquecer
Autor: Hervé Jaouen
Editora: Companhia das Letras

Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Autor: Mem Fox
Editora: Brinque-Book

 

Escrito por Rosely Sayão às 22h05

CRIANÇAS SEM ADULTOS

O que acontece com as crianças quando elas ficam sozinhas, apenas com seus pares, e têm de viver sem a tutela firme dos adultos? Ficam abandonadas à própria sorte, submetidas aos impulsos agressivos e destrutivos que não controlam porque ainda não foram civilizadas. Mesmo quando estabelecem regras para possibilitar a convivência, elas não conseguem se responsabilizar por elas. São crianças, afinal.

O livro "O Senhor das Moscas", de William Golding, e o filme inspirado homônimo que resulta dele são obras que retratam metaforicamente o estilo de vida que adotamos no mundo contemporâneo. Crianças e jovens têm de se virar como podem, já que os adultos estão ocupados demais com a própria vida. É ler ou assistir (ou ambos) para sentir compaixão e entender melhor o drama que tem sido a vida dos mais novos.

O Senhor das Moscas
Autor: William Golding
Editora: Nova Fronteira

O Senhor das Moscas
Direção: Harry Hook

Escrito por Rosely Sayão às 23h16